Avaliação sobre a Grécia Antiga 1º ano


História Viva coma Prof.ª Socorro Macêdo

1) As duas grandes civilizações que se estruturaram na posse da terra pela exploração do trabalho escravo, foram os gregos e os romanos. Nesse sentido é correto afirmar que estas duas civilizações puderam sustentar esse modo de produção devido:

(  ) A mão-de-obra servil típica das civilizações orientais;

(  ) As conquistas territoriais e escravização dos povos vencidos;

(  ) O forte domínio religioso imposto pelo governo dessas duas civilizações à maioria da população;

(  ) O forte aparato burocrático e fiscalizador desses dos Estados.

(  ) N.D,A

 

2) Sobre o povoamento da Antiga Grécia, são dadas quatro afirmativas, leia e marque a alternativa dos itens corretos:

I- Estendeu-se pelo sul da Península Balcânica, pelas ilhas dos mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo;

II- Os pelasgos, povos primitivos, forma os primeiros a habitar a região no período Neolítico;

III- Por volta de 2000 a.C. povos indo-europeus ocuparam a região subjugando os primitivos habitantes;

IV – aqueus, eólios, jônios e dórios foram as principais tribos indo-europeias que invadiram a Grécia por volta de 2000 a.C.

(  ) Somente a I e II estão corretas

(  ) Somente II e III estão corretas

(  ) Todas estão corretas

(  ) Nenhuma está correta

(  ) Somente a IV está correta

 

3) (UFMS) Para os historiadores dedicados aos estudo da Grécia antiga, em especial do período compreendido entre os séculos XII e VIII a.C. , duas obras estão entre as  mais importantes fontes textuais que tratam do processo de dissolução das comunidades gentílicas e do aparecimento do Estado entre os gregos. São elas:

(  ) A Política de Sócrates, e os trabalhos de os Dias, de Pitágoras

(  ) História, de Heródoto, e os persas de Tucidides;

(  ) Teogonia, de Ésquilo, e Prometeu acorrentado, de Eurípedes

(  ) Ilíada e Odisséia, de Homero

(  ) Diálogos de Platão, e História da Guerra do Peloponeso, de Xenofonrte

4) Do século VIII a.C. ao século VI a.C. , vários genos uniram-se em comunidades independentes, dando origem a polis ou cidade - -Estado. Com base na leitura da imagem e no que você entendeu sobre as cidades – Estados gregas. Julgue as afirmativas verdadeiras ou falsas.

(  ) No ponto mais elevado encontra-se os edifícios públicos e o templo;

(  ) Na parte baixa da Acrópole também encontrava-se edifícios públicos e o templo;

(  ) Eram também chamadas de polis e o comércio era a principal atividade desenvolvida;

(  ) O governo era escolhido entre a aristocracia agrária e a Igreja;

(  ) As cidades-estados mais importantes da Grécia antiga foram Atenas e Esparta;

 

5) Comparando a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:

(  ) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo;   

(  ) A relações democráticas em Atenas possibilitaram que muitas mulheres se destacassem na sociedade;

(  ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia;

(  ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania;

(  ) O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão;

 

6)  (UNITAU) As cidades- estados, base da organização política que caracterizou o povo grego.

(  ) mantinham política comum.

(  ) eram politicamente autônomas.

(   ) possuíam princípios religiosos antagônicos.

(  ) possuíam uma organização econômica solidária.

(   ) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.

 

7) Na Grécia antiga a invasão dos dórios provocou:
a) A primeira Diáspora.
b) A formação da burguesia grega.
c) A invasão dos macedônios.
d) A cultura helenística.
e) A cultura cretense.

8) Explique por que Esparta era considerada uma sociedade militarizada?

___________________________________________________________

9) Na Grécia antiga a cidades-estados de Atenas era democrática e a cidade – estado de Esparta era oligárquica. Nesse sentido, explique o que vem a ser um governo oligárquico e o que vem a ser um governo democrático.  

__________________________________________________________

História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo

Professora Licenciada em História com especialização em Gestão Escolar. Trabalhei por 26 anos na rede municipal. Gosto de aprender sobre Educação e tecnologia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem