1)Aprendemos que poder pode
significar a capacidade de realizar algo, ter força ou autoridade. Sobre esse
aspecto, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª
(1) Poder do dinheiro (2) Poder das armas
(3) Poder do Juiz (4) Poder paterno
(
) Capacidade de um pai dar ordens para seus filhos
(
) Poder de decidi, conforme as leis
(
) Ter a capacidade de destruir o inimigo
(
) Ter a capacidade de comprar varias coisas
2) Leia atentamente as afirmativas
e julgue-as em verdadeiras ou falsas
(
) Pode-se entender o poder como a capacidade do homem de determinar o
comportamento de outro homem
(
) O poder do Estado, segundo hipótese, nasceu a partir de um núcleo
familiar, que passou a beneficiar os descendentes mais velhos dando origem a
uma monarquia hereditária
(
) Na Antiguidade, Roma era um exemplo de cidade limpa, conservada e
higienizada
(
) Na Antiguidade não havia muita preocupação com a limpeza e a
higiene
3) Nasceu sem planejamento, suas
ruas eram estreitas e sujas, e o povo jogava nelas toda espécie de lixo.
Cheirava muito mal. Não havia iluminação pública nem coleta de lixo e a rede de esgoto só começou
a ser construída no século IV a. C. para recolher dejetos públicos;
O
texto refere-se
(
) Ao Egito antigo na Antiguidade
(
) A India Antiga
(
) A cidade de Roma na Antiguidade
(
) A Grécia antiga
4) Doença que dizimou cerca de dois
terços da população européia na Idade Media,
(
) A cólera
(
) A gripe
(
) A Febre Amarela
(
) A peste Negra
5) O que representou o fim da Idade
Antiga na Europa?
__________________________________________________________
6) Ainda sobre o fim da Idade
Antiga na Europa é correto afirmar:
(
) Representou o retorno do nomandismo, a caça e a coleta de frutos
(
) Representou o retorno da agricultura como atividade principal
(
) Representou o fim da escravidão
(
) Representou o inicio do processo da industrialização na Europa
7) Que grupo social expandiu o
comercio marítimo com a ajuda dos Estados Nacionais?
(
) O clero
(
) Os nobres
(
) A burguesia
(
) Os operários
8)
UnB) Verdadeiro ou Falso?
No período medieval,
a população enfrentou uma epidemia de extrema gravidade, a Peste
Negra, a qual
envolveu determinados aspectos, a saber:
(
) A epidemia foi, em seu
conjunto, mais acentuada nos meios urbanos do que nos campos, e menos nas
montanhas do que nas planícies.
(
) O impacto da peste fez surgir um movimento de histeria coletiva que se
propagou por toda a Europa.
(
) A morte tornou-se um dos temas prediletos de artistas e poetas.
(
) A epidemia não conseguiu afetar as relações familiares e sociais,
estabelecendo no período laços profundos de solidariedade
9) O que representou as
cobsequencias oriundas da desorganização do trabalho no campo e pelas
epidemias:
_____________________________________________________________
_____________________________________________
