Prova Eja: Memória e Poder

 

História Viva com a Prof.º Socorro Macêdo

1)Aprendemos que poder pode significar a capacidade de realizar algo, ter força ou autoridade. Sobre esse aspecto, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª

(1) Poder do dinheiro           (2) Poder das armas

(3) Poder do Juiz                  (4) Poder paterno

 

(   ) Capacidade de um pai dar ordens para seus filhos

(   ) Poder de decidi, conforme as leis

(   ) Ter a capacidade de destruir o inimigo

(   ) Ter a capacidade de comprar varias coisas

 

2) Leia atentamente as afirmativas e julgue-as em verdadeiras ou falsas

(   ) Pode-se entender o poder como a capacidade do homem de determinar o comportamento de outro homem

(   ) O poder do Estado, segundo hipótese, nasceu a partir de um núcleo familiar, que passou a beneficiar os descendentes mais velhos dando origem a uma monarquia hereditária

(   ) Na Antiguidade, Roma era um exemplo de cidade limpa, conservada e higienizada

(   ) Na Antiguidade não havia muita preocupação com a limpeza e a higiene    

 

3) Nasceu sem planejamento, suas ruas eram estreitas e sujas, e o povo jogava nelas toda espécie de lixo. Cheirava muito mal. Não havia iluminação pública nem  coleta de lixo e a rede de esgoto só começou a ser construída no século IV a. C. para recolher dejetos públicos;

            O texto refere-se

(   ) Ao Egito antigo na Antiguidade

(   ) A India Antiga

(   ) A cidade de Roma na Antiguidade

(   ) A Grécia antiga

 

4) Doença que dizimou cerca de dois terços da população européia na Idade Media,

(   ) A cólera

(   ) A gripe

(   ) A Febre Amarela

(   ) A peste Negra

 

5) O que representou o fim da Idade Antiga na Europa?

__________________________________________________________

 

6) Ainda sobre o fim da Idade Antiga na Europa é correto afirmar:

(   ) Representou o retorno do nomandismo, a caça e a coleta de frutos

(   ) Representou o retorno da agricultura como atividade principal

(   ) Representou o fim da escravidão

(   ) Representou o inicio do processo da industrialização na Europa

 

7) Que grupo social expandiu o comercio marítimo com a ajuda dos Estados Nacionais?

(   ) O clero

(   ) Os nobres

(    ) A burguesia

(   ) Os operários

 

8)  UnB) Verdadeiro ou Falso?

No período medieval, a população enfrentou uma epidemia de extrema gravidade, a Peste Negra, a qual envolveu determinados aspectos, a saber:

(   )  A epidemia foi, em seu conjunto, mais acentuada nos meios urbanos do que nos campos, e menos nas montanhas do que nas planícies.

(   ) O impacto da peste fez surgir um movimento de histeria coletiva que se propagou por toda a Europa.

(   ) A morte tornou-se um dos temas prediletos de artistas e poetas.

(   ) A epidemia não conseguiu afetar as relações familiares e sociais, estabelecendo no período laços profundos de solidariedade

 

9) O que representou as cobsequencias oriundas da desorganização do trabalho no campo e pelas epidemias:

_____________________________________________________________

_____________________________________________

História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo

Professora Licenciada em História com especialização em Gestão Escolar. Trabalhei por 26 anos na rede municipal. Gosto de aprender sobre Educação e tecnologia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem