Pedro Álvares Cabral nasceu em Belmonte, Portugal, em 1467 ou 1468. Filho de família nobre, teve uma educação rigorosa e foi enviado à corte de D. Afonso V ainda jovem, com apenas 12 anos de idade. Em 30 de junho de 1484 com apenas 17 anos foi nomeado fidalgo, um título de nobreza de menor importância concedidos a jovens nobres.
Antes de 1500 os registros de suas ações são extremamente incompletos, mas há quem diga que ele pode, assim como seus antepassados excursionado pelo Norte da África.
E
m 1500, D. Manuel I que tinha chegado ao trono de Portugal dois anos antes, o nomeou comandante de uma expedição às Índias, com o objetivo de estabelecer rotas comerciais. A frota de Cabral desviou-se da rota original e chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, reivindicando a terra para Portugal.
Após dez dias no Brasil, a frota de Cabral retomou a viagem para a Índia. Ele estabeleceu um acordo comercial em Calicute, mas confrontos com comerciantes locais resultaram em perdas para Portugal.
Cabral retornou a Portugal em 1501, com apenas quatro dos treze navios originais. Sua expedição foi considerada um sucesso comercial, mas ele perdeu o favor real.
Cabral se casou com D. Isabel de Castro em 1503 e viveu seus últimos anos em Santarém, Portugal, onde morreu em 1520.