O ANTIGO REGIME – ATIVIDADE 8º ano

 

História Viva com a Prof.ª Socorro macêdo

1) Explique o que foi o sistema feudal.

R- Foi predominante na Europa. Nesse período a maioria da população europeia vivia na área rural e trabalhava na produção agrícola.   Os servos como eram chamados os camponeses, deviam fidelidade aos grandes proprietários de terras e, em troca recebiam deles proteção e permissão para trabalhar na terra.

 

2) Explique os fatores que contribuíram para aumentar a crise do feudalismo.

R- Devido o aumento das atividades urbanas, a burguesia passou a ocupar uma posição destacada na sociedade, as cidades por sua vez, foram se tornando importantes centros comerciais e conquistaram maior autonomia em relação aos senhores feudais. Essas transformações sociais acabaram provocando profunda crise no sistema feudal.

 

3) quem eram os burgueses?

R- Os burgueses eram comerciantes. Havia a alta burguesia, composta principalmente por grandes comerciantes e banqueiros. A baixa burguesia, era composta por pequenos comerciantes.

 

4) Quais fatores impulsionaram a ascensão social da burguesia?

R- O desenvolvimento das atividades urbanas no final da Idade Média, deu aos burgueses  condições de prosperar e enriquecer, passando a ocupar posição de destaque na sociedade.

 

5) Destaque o interesse da burguesia e da nobreza ao apoiar o rei a centralizar o poder.

R- Os burgueses passaram a apoiar os reis para que eles promovessem mudanças que estimulassem as relações comerciais como: criação de uma moeda única, e pesos e medidas unificados. Aos nobres, foi mantida diversos privilégios e, assim como a burguesia, parte da nobreza tornou-se dependente do rei.

 

6) Explique como se deu a centralização política dos reinos europeus.

R- Deu -se a parir do apoio da burguesia e de parte da nobreza, fortalecendo o poder dos reis, possibilitando a centralização política, que foram se constituindo em Estados.

 

7) liste algumas características inerentes aos Estados Modernos europeus.

R- Criação de exércitos permanentes, disciplinados e fieis ao Estado; imposição de uma única língua e uma religião oficial; foi retomado o principio da propriedade privada; no pano político, privilegiou-se a ideia de um líder governando e plenos poderes.

 

8) Descreva a estrutura organizacional do Antigo Regime.

R- O sistema pol´9tico era o absolutismo; O sistema econômico era o Mercantilismo e a sociedade era estamental.

 

9)Cite duas práticas econômicas do Mercantilismo, explicando dada uma delas.

R- Metalismo- defendia que o enriquecimento de um país, dependia da quantidade de metais preciosos (ouro e prata) que ele possuísse.

Balança Comercial – a nação devia exportar mais mercadorias do que importar.

 

10) Como era organizada a sociedade europeia na época do Antigo Regime?

R- Era hierarquizada. O primeiro estado era composto pelo Alto clero e pelo Baixo Clero; O segundo estado, era a Nobreza: príncipes, duques, condes e barões; No terceiro estado, estava o povo que constituía na camada mais numerosa da sociedade do Antigo Regime.

 

11) Por que a expansão marítima e a conquista de colônias favoreceram o fortalecimento dos Estados Ibéricos?

R- Porquê ambas as atividades contribuíram para o fortalecimento dos Estados Ibérico no final do século XVI  por meio da intensa exploração de metais preciosos.

 

12) Por que se diz que o absolutismo inglês foi um regime diferente?

R- Porquê desde o século XVI, o poder dos reis ingleses, foi limitado pela Carta Magna, documento que instituiu um Parlamento que governava juntamente com o rei.

 

BOM ESTUDO!!!

Profª. Socorro Macêdo!1

História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo

Professora Licenciada em História com especialização em Gestão Escolar. Trabalhei por 26 anos na rede municipal. Gosto de aprender sobre Educação e tecnologia.

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