A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – ATIVIDADE PARA ESTUDO – 9º. ANO

 

História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo

1) Sobre a Segunda Revolução Industrial, responda:

a) Quais foram os fatores fundamentais para essa fase da industrialização?

R- Foram as inovações tecnológicas que aumentaram as opções de fontes de energia e de matérias – primas. Materiais mais resistentes e novas fontes de energia foram fatores essenciais para o avanço da produção.

 

b) Cite duas inovações tecnológicas do século XIX e explique a importância de cada uma delas.

R- A criação de motores de combustão interna, aumentando a potência das máquinas. Outra invenção, foi a inovação de geradores de correntes elétricas, possibilitando o uso comercial.

 

c) Qual o papel da ciência nos avanços tecnológicos do século XIX?

R- A ciência foi muito importante para o desenvolvimento da Segunda Revolução Industrial porque possibilitou aumentar a quantidade e a qualidade dos bens produzidos.

 

2) Explique o que é imperialismo.

R- É uma política de expansão e dominação territorial, cultural e econômico de uma nação sobre a outa.

 

3) Qual a diferença entre capitalismo industrial e capitalismo financeiro?

R- O capitalismo industrial se caracterizava pela livre concorrência, industrias pequenas e médias, geralmente sob direção familiar. O capitalismo financeiro, era fruto de uma união da indústria com o capitalismo bancário, em que empresas gigantescas monopolizam a produção em determinados ramos industriais.

 

4) Cite exemplos de inventos criados no século XIX destacando as transformações ocorridas no cotidiano das pessoas que viviam nas cidades industrializadas.

R- Nos meios de comunicação, o telefone e o telegrafo, permitiram as pessoas se comunicarem com mais rapidez; Novos meios de transportes, como o automóvel, o trem, o bonde elétrico, a bicicleta, o avião e o transatlântico, possibilitou o escoamento da produção e a locomoção das pessoas com mais rapidez, etc...

 

5) Nas grandes cidades industrializadas da Europa, burgueses e operários viviam de modo muito diferente. Explique por quê?

R- As melhorias urbanas não beneficiaram toda a população dos países industrializados. Enquanto a burguesia foi morar em casas amplas, longe do centro e da poluição, os operários viviam em bairros próximos as industrias sem rede de esgoto nem abastecimento de água e gás, além de conviverem com a poluição causada pelas fábricas. Os burgueses eram os principais consumidores dos produtos industrializados.

 

6) Cite as principais características do capitalismo financeiro.

R- O monopólio, concentração de capital e a eliminação da livre concorrência.

 

7) Sobre as práticas do capitalismo financeiro, responda:

a) Explique o funcionamento do Cartel.

R- Associação de empresas que atuam em um mesmo ramo da economia, com o objetivo de evitar a concorrência por meio do controle de preços.

 

b) Explique como o truste é praticado.

R- Pela fusão de várias empresas em uma, que passa a controlar todas as fases da produção, distribuição e consumo.

 

c) O que é o Holding?

R- Grande empresa que controla outras menores, por meio da aquisição de maior parte de suas ações.

 

8) Explique o que foi a Conferencia de Berlim.

R- Foi uma Conferencia realizada na Alemanha pelas principais potencias industrializadas europeias, no qual estabeleceram as regras para demarcação das áreas de domínio de cada país da África.

 

9) Quais eram os principais interesses das potencias europeias na África e na Ásia?

R- No geral era vender seus produtos industrializados a esses países e comprar a preços baixos a matéria-prima utilizadas em suas industrias.

 

10) Quais as consequências do imperialismo praticado pelos europeus na África, na Ásia e na Oceania aos povos nativos?

R- As consequências foi a morte de milhares de nativos. Além disso, o imperialismo desestruturou a sociedade e a cultura dos povos nativos que ainda hoje sofrem as consequências dessa dominação.

 

11) Descreva a origem do imperialismo japonês.

R- O imperialismo japonês teve inicio em 1868 depois da ascensão de Meiji, ao trono, no qual deu inicio a industrialização do país, assinando acordos com a Inglaterra e a França. Além disso investiu na construção de navios e ferrovias, ampliou o acesso a educação e financiou a formação de um exercito.

 

12) Destaque algumas estratégias de resistência dos povos da África, da Ásia e da Oceania contra a dominação europeia.

R- Utilizaram-se de táticas de guerras aprendidas com os conquistadores; lutaram pela expulsão dos europeus e pelo respeito à cultura, bem como pela retomada do poder elos antigos chefes; usaram a sabotagem de equipamentos industrializados pelos europeus e destruição de meios de transportes, de plantações e de armazéns.

 

BOM ESTUDO!!

História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo



História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo

Professora Licenciada em História com especialização em Gestão Escolar. Trabalhei por 26 anos na rede municipal. Gosto de aprender sobre Educação e tecnologia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem