AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA : CRISE DE 1929

 

História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo

1) Na década de 1920 o sistema político e econômico vigente nos Estados Unidos era o liberalismo, na qual constitui como princípios básicos EXCETO:

(  ) liberdade econômica (livre mercado);

(  ) mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação; 

(  ) defesa da propriedade privada;

(  ) defesa da liberdade política;

(  ) livre concorrência;

 

2) O século XX foi para alguns o século americano, em referência à influencia política, econômica e cultural que os Estados Unidos exerceram a partir do final da Primeira Guerra Mundial, por meio de um estilo de vida, denominado de, o american way of life. Sobre esse período conhecido também como os loucos anos 1920, são dadas as seguintes afirmativas, leias e marque a alternativa que contenha os itens corretos.

I- Foi um período caótico para a economia norte-americana, em virtude das conseqüências oriundas do pós-guerra, sobretudo na indústria e na agricultura, áreas mais afetadas pela crise. Daí a denominação de os loucos anos de 1920.

II- Foi um período de intensa insatisfação popular, motins e conflitos generalizados no campo e nas cidades devido à decisão do governo norte-americano de entrar no conflito mundial em 1917;

III-  Foi um período de grande supremacia econômica por conta dos avanços tecnológicos, que produziram novos sonhos: carros, geladeiras, rádios, etc.

IV- Foi um período marcado pelo crescimento industrial, devido ao surgimento de novas técnicas e princípios que aumentavam a produção, como o taylorismo e fordismo.

(  ) somente a I está correta

(  ) somente a II está correta

(  ) somente III e IV estão corretas

(  ) todas estão corretas

(  ) somente as I, II e III são corretas

 

3) A Primeira Guerra Mundial trouxe conseqüências bastantes diversificadas para a sociedade internacional.O conflito submeteu alguns países a um castigo severo, outros escaparam quase ilesos e vários melhoraram a sua posição. Os Estados Unidos a exemplo foram os grandes beneficiados pela a guerra, uma vez que o centro das finanças mundiais transferiu-se da Europa para aquele país.

            Sobre os caminhos da supremacia norte-americana nesse período, pode-se afirmar corretamente:   

(  ) A devastação econômica dos países beligerantes, na qual os Estados Unidos, grande beneficiada pelo conflito, tornaram-se grande credor desses Estados por não ter tido que passar pelo caos do pós-guerra;

(  ) O liberalismo, uma vez que a não intervenção estatal na economia, contribuiu para que empresários investissem e comercializassem com quem quisessem, possibilitando o afluxo de capital estrangeiro; 

(  ) A possibilidade credito fácil, que possibilitou os Estados Unidos, pagar sua dívida externa contraída com a guerra, junto aos mercados europeus;

(  ) A mecanização da agricultura que inundava de alimentos os mercados internos e externos;

(  ) O New Deal, que possibilitou o crescimento econômico estadunidense por meio de política de distribuição de renda; 

 

4) Os Estados Unidos desenvolveu-se economicamente em meio a miséria de parcelas da sociedade. O crescimento da economia levou a uma percepção de que o progresso poderia ser compartilhado, mais a capacidade de consumo não era estendida a todos os grupos sociais. Acerca dos grupos sociais excluídos da prosperidade estadunidense, são dadas três afirmativas, leias e marque a alternativa que contenha os itens corretos.

I- uns desses grupos eram os operários, uma vez que estes eram submetidos salários baixos e uma legislação trabalhista que não lhe concedia muitos direitos;

II-  os negros e afro-americanos eram alvos de políticas institucionalizadas de segregação, não podendo utilizar os mesmos equipamentos urbanos dos brancos;

III- os imigrantes, também excluídos da prosperidade, sofriam preconceitos, havendo restrições a imigração no pós-guerra, com cotas para cada nacionalidade;

(  ) somente a I é correta

(  ) nenhuma é correta 

(  ) todas as alternativas são corretas

(  ) somente a II é correta

(  ) somente a III é correta

 

5) Nas primeiras décadas do século XX, predominaram governos conservadores do Partido Republicano, com uma política de perseguição a sindicatos e de discriminação contra a população negra e imigrante. Nesse contexto de discriminação social surgiram movimentos de contestação nas esferas políticas, étnicas e feminista. Sobre estes movimentos, julgue as alternativas em verdadeiras ou falsas.

(  ) o movimento feminista articulou-se na luta pelo voto das mulheres e a igualdade de gênero;

(  ) o movimento operário de orientação marxista ou anarquista lutava contra a pobreza;

(  ) movimentos guerrilheiros de cunho revolucionário, incitava a classe média a derrubar o governo republicano e instaurar uma ditadura; 

(  ) o jazz, inspirado na música africana e no blues, representava uma manifestação cultural de protesto contra a cultura tradicional branca;

 

6) A crise de 1929, foi fruto de vários fatores conjugados – superprodução, subconsumo, especulação financeira, desigualdade e ideário originário do liberalismo econômico construíram o cenário que desembocou naquele que ficou conhecido como grande depressão. Em relação aos fatores que levaram a crise de 1929 é INCORRETO  apontar:

(  ) a recuperação econômica das potencias beligerantes arrasadas pela guerra, que, voltaram a competir com a industria estadunidense;

(  ) a superprodução industrial e agrícola, uma vez que o aumento da produção não foi acompanhado pelo aumento do consumo, criando estoques e derrubando os preços;

(  ) o arrefecimento da produção industrial que culminou no enfraquecimento exportações e, no aumento da inflação e desemprego;

(  ) a especulação financeira, por conta da facilidade de credito que endividou fazendeiros, industriais e a valorização das ações que não correspondeu à realidade da industria em crise;

(  ) o liberalismo econômico, que defendia a tese de que o Estado não deveria interferir na economia, e por conta disso não permitiu que fossem criados mecanismo de controle sobre a circulação de capitais e investidores;


7) O New Deal (Novo acordo ou nova transação) foi um programa de ação executado pelo governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, nos Estados Unidos, entre 1933 e 1945, com o objetivo de resgatar o crescimento econômico interrompido pelo crash de 1945. Com

História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo

relação ao New Deal, analise as alternativas a seguir e dê como resposta a alternativa dos itens corretos.

I- foi inspirado nas idéias do economista inglês John Maunard Keynes, que defendia a criação de empregos como mola propulsora da economia;

II- considerado de caráter inovador, negava os princípios de livre mercado e defendia a intervenção estatal nos setores econômicos e financeiros;

III- intensificou a vigilância sobre as atividades bancarias e as operações na Bolsa;

IV- foram planos qüinqüenais que determinava o desenvolvimento da economia por meio da criação de grandes propriedades coletivizadas para a aumentar a produção.    

(  ) todas estão corretas

(  ) somente I, II e III estão corretas

(  ) somente a II e IV estão corretas

(  ) somente a IV está correta

(  ) somente a III é correta

 

8) (Fatec- SP) Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos Estados Unidos destaca(m)-se:

(  ) o protecionismo rígido, a escassez de credito bancário e a superprodução; 

(  ) a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York;

(  ) a superprodução, a saturação do mercado e a expansão demasiada do credito bancário;

(  ) a adoção de programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego; 

(  ) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido. 

 

9) (UFG-GO)  A crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Framklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:

(  ) a defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais;

(  ) a mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal;

(  ) a redução das importações estadunidenses que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos;

(  ) a intervenção e o planejamento do estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração;

(  ) o conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a “missão civilizadora” dos Estados Unidos.

 

10) Leia o texto a seguir.

1930 – Nova York

“Com maus modos, às bofetadas, a crise desperta os norte-americanos. A catástrofe da Bolsa de Valores de Nova York rompeu o Grande Sonho, que prometia encher todos os bolsos de dinheiro, todos os céus de aviões, todas as terras de automóveis e arranha-céus.     

Não há quem venda otimismo no mercado. A moda se entristece. Caras compridas, roupas compridas, cabelos compridos: acabaram-se os enlouquecidos anos vinte e com eles acabaram as pernas à vista e o cabelo curto das mulheres.

Verticalmente desce o consumo de tudo. Só aumentam as vendas de cigarros, horóscopos e lâmpadas de vinte e cinco velas, que dão luz mortiça mas gastam pouco. Hoollywood prepara filmes sobre gigantescos monstros desatados, King Kong, Frankenstein, implacáveis como a economia, irrefreáveis como a crise, que semeiam o terror nas ruas das cidades.”

(GALEANAO,Eduardo. O século do vento. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1988)

 

a) Que elementos do texto podem simbolizar a Grande Depressão que se abateu sobre a sociedade norte-american?

_____________________________________________________________

b) Como o autor caracteriza o período anterior à crise de 1929?

_____________________________________________________________

"Qualquer que seja a crise de sua vida nunca destruas as flores da esperança para que possas colher os frutos da fé." (Lorens)


História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo


 

História Viva com a Prof.ª Socorro Macêdo

Professora Licenciada em História com especialização em Gestão Escolar. Trabalhei por 26 anos na rede municipal. Gosto de aprender sobre Educação e tecnologia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem