1)
A ordem religiosa Companhia de Jesus foi fundada em 1534, na Europa, no
contexto das lutas religiosas entre católicos e protestantes. Em relação a esta
ordem religiosa, analise as seguintes proposições.
I-
Seu objetivo era fortalecer a Igreja católica e combater a reforma protestante;
II-
Procuravam difundir o catolicismo nas terras conquistadas pelos portugueses e
espanhóis para ampliar sua base de fieis.
III-
Os primeiros padres jesuítas chegaram à América portuguesa em 1549 com o
primeiro governador-geral, Tomé de Sousa.
( ) todas estão corretas
( ) Nenhuma está correta
( ) Somente a I e II são corretas
( ) Somente a III está correta
2)
Padre espanhol, que fundou a Campanha de Jesus em 1534.
( ) José de Anheila
( ) Inácio de Loyola
3)
Sabemos que o papel dos jesuítas era converter os povos indígenas da América
portuguesa a fé católica. Dentre as estratégias utilizadas pelos missionários
para converter nativos, podemos apontar.
( ) A criação de mosteiros e abadias, locas
para onde eram levados os índios
( ) A organização de missões e (ou
aldeamentos) destinados a abrigar índios cristianizados, ou processo de
conversão.
( ) A criação de fazendas monocultoras, onde
os índios eram utilizados como mão de obras na lavoura.
( ) A criação das primeiras escolas primarias,
onde o público alvo era os índios
4)
Sobre o processo de catequização realizado nos engenhos pelos padres jesuítas é
INCORRETO, afirmar:
( ) A tolerância religiosa, o respeito e
valorização dos valores e crença dos nativos e dos negros, faziam parte da
catequese e da pregação religiosa.
( ) A capela geralmente ficava perto da casa
grande
( ) Nas missas os padres procurava aconselhar
os fieis, instrumento-os na fé católica
( ) A autoridade era o senhor de engenho, que
era abençoado pelo padre, em nome da Igreja e de Deus, no qual devia ser
obedecido e respeitado.
5)
Hoje existe uma grande preocupação tanto por parte do Ministério da Educação
como das lideranças e povos indígenas do pais, em fundamentar uma política
educacinal especifica para os povos indígenas. Com relação o ensino formal na
America portuguesa, julgue as afirmativas em
verdadeiras ou falsas.
( ) Os filhos dos senhores de engenho que
haviam voltada da Europa, foram os principais responsáveis pela educação formal
na colônia.
( ) Os padres jesuítas foram responsáveis pela
educação formal na colônia
( ) A educação formal na colônia era destinada
dos indígenas e aos negros escravizados.
( ) Para ensinar a fé e a cultura
européia aos nativos, os padres construíram escolas de alfabetização nos aldeamentos onde se
ensinava também a língua do conquistador.
Em contato com as doenças trazidas
pelos portugueses e devido ao regime de trabalho impostos pelos colonizadores,
povos inteiros foram dizimados(...). A catequização provocou profundas
transformações nos grupos indígenas contatadas pelos religiosos. Muitos povos
foram obrigados a abandonar seus costumes e suas crenças para seguir os dos
missionários! A nudez considerada “selvagem” pelos europeus foi proibida. Além
disso, tiveram de submeter-se a novas formas de trabalho imposto pelos
jesuítas.
6)
De acordo com o texto que fatores contribuíram para dizimação dos povos
indígenas.
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7)
Que transformações foram provocadas nos grupos indígenas, oriundas da
catequização que lhe foi imposta?
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8) No Brasil, a Companhia de Jesus
participou desde o século XVI da colonização. Sobre a participação dos
jesuítas, neste período, é correto afirmar que:
(
) Os jesuítas substituíram os capitães donatários depois da expulsão dos
holandeses;
(
) A Igreja e a Realeza portuguesa eram inimigas no século XVI, portanto
a Realeza obliterou a ação dos jesuítas;
(
) Os jesuítas atuaram em duas frentes: o trabalho missionário com os
índios e a educação com a fundação dos colégios;
(
) Os jesuítas não encontraram espaço para atuação na América portuguesa.
Por esta razão se radicaram na América espanhola;
(
) As atividades jesuítas foram incrementadas após as reformas
pombalinas.
9) (MACKENZIE/SP) Entre as funções
desempenhadas pela Igreja Católica no Período Colonial, destaca-se:
(
) O incentivo à escravização dos nativos, pelos colonos, por meio da
qualificação de todos os índios como criaturas sem alma;
(
) A tentativa de restringir a utilização de mão-de-obra escrava
indígena, apenas aos serviços agrícolas nas áreas de extração do ouro e da
prata;
(
) A orientação da educação indígena, no sentido de estimular a formação,
na colônia, de uma elite intelectual católica;
(
) A imposição dos princípios cristãos por meio da catequese, favorecendo
o avanço do processo colonizador;
(
) A promoção da plena alfabetização com a conversão de todos os índios e
negros à fé católica.
